Campanha contra sarampo e poliomielite continua na zona rural de Ilhéus
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) encerrou nesta sexta-feira, dia 14, a primeira etapa de vacinação na zona rural de Ilhéus, contra sarampo e poliomielite, visitando as comunidades de Castelo Novo e São José. Já na próxima segunda-feira, dia 17, as localidades que serão beneficiadas são Juerana, Mamoan e Ponta da Tulha; na terça-feira, dia 18, Tibina, Aderno, Retiro e Outeiro; quarta-feira, dia 19, Lagoa Encantada e Ponta do Ramo, e na quinta-feira, dia 20, Pimenteira, Santana e Santaninha.
Ainda, a Supervisora de Imunização, Walkíria Cardeal, ressalta que no próximo sábado dia 22, ocorrerá a segunda etapa da vacinação na sede do município. O primeiro momento da vacinação ocorreu no dia ultimo dia 8/11. Conforme informa a supervisora, as doses serão aplicadas nos postos do Centro, CAE III (SESP), Almiro Vinhaes (Avenida Princesa Isabel), Posto Saúde da Família (PSF) do Bairro da Conquista,
Na zona Norte, vacinação ocorre no PSF do Bairro do Basílio, Centro de Saúde do Iguape, Centro Social Urbano (na Barra), e Posto Sarah Kubistchek, no Bairro do Malhado. Na zona Sul, a ação será promovida no Centro de Saúde Herval Soledad (Pontal), PSF do Nelson Costa, Centro de Saúde do Hernani Sá, PSF Ilhéus II, e PSF Nossa Senhora da Vitória. Por fim, na região oeste de Ilhéus, a imunização contra sarampo e poliomielite estará disponível no Centro de Saúde Euler Ázaro, no Teotônio Vilela, PSF Vilela III (Praça), PSF do Salobrinho e Centro de Saúde do Banco da Vitória.
Ainda de acordo com Walkíria Cardeal, após essa mobilização no dia 22, na segunda-feira, dia 24, a vacinação será retomada na zona rural do município, onde também vem sendo aplicada a vacina contra o HPV em meninas entre 11 e 13 anos de idade, como já ocorreu em Aritaguá, São João, Sambaituba, Urucutuca, Campinhos e Carobeira. Adianta que estas visitas são realizadas por dois veículos, sendo duas enfermeiras as responsáveis pelas aplicações, que requerem aos pais a caderneta de saúde da criança com a finalidade de averiguar quais vacinas podem ser utilizadas.
A vacina contra a poliomielite, ou paralisia infantil, informa Walkíria Cardeal, é destinada às crianças de seis meses a 4 anos 11 meses e 29 dias, e contra o sarampo, para as que possuem de 1 a 4 anos 11 meses e 29 dias. As vacinas estão disponíveis diariamente, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, em todos os postos de saúde do município.